19Mar, 2016
Como o marketing moderno está mudando as empresas.

Como o marketing moderno está mudando as empresas.

Por Dimas Soares
Diretor de Planejamento e Criação da agência Ok Ideia

O mercado é feito por milhões de pessoas com vontade própria, que determinam todos os dias quais empresas vão ter sucesso e quais vão morrer. Ele, o mercado, é o personagem que está mudando o marketing moderno que está revolucionando o modo de pensar nas empresas. Preste atenção no que está acontecendo. Neste artigo fizemos um resumo dos principais fenômenos e tendências que vão mudar o mercado, o marketing e as empresas que vão sobreviver.

1) Até a década se sessenta, aproximadamente, as empresas reinavam absolutas sobre a vontade do consumidor, que tinha poucas opções. A partir daí começa a aparecer a noção do marketing moderno.

2) Antes, as empresas determinavam seus produtos e seus preços, com razoável liberdade para impor suas vontades ao mercado. Cabia aos consumidores comprar, muito influenciados pela escassez de alternativas e pela propaganda, que também tinha muito de imposição mal disfarçada.

3) As empresas desse tempo tinham a vantagem de um mercado pobre em alternativas de consumo, portanto muito menos competitivo do que o atual. As empresas se organizavam de dentro pra fora. Pensava internamente e despejava seus produtos na rua.

4) Então, o que mudou? O consumidor hoje tem muitas opções e adotou o comportamento de quem sabe que pode escolher. Logo, as empresas aprendem rapidamente a pesquisar e saber o que terá chances de sucesso, projetar melhor os produtos, repensar custos e preços, etc. Ao contrário da empresa que pensava de dentro pra fora, hoje a empresa é obrigada a pensar de fora pra dentro.

5) E um fator determinante do marketing de sucesso: comunicação bem feita, bem planejada, criativa e vendedora.

6) Das antigas tabuletas passamos para os arcaicos folhetinhos, que passaram para anúncios de jornal, que perderam espaço para os velozes veículos de comunicação eletrônicos e chegaram hoje à instantaneidade do marketing digital, o marketing online em tempo real.

7) Bem-vindo ao novíssimo marketing moderno eletrônico e digital, que, por ironia, valoriza cada vez mais o relacionamento com os clientes e o marketing de conteúdo. Essa combinação de técnicas, tecnologias, criatividade é o que faz o motor do marketing moderno.

8) Como resultado, temos ondas de consumidores abandonando grandes marcas de um dia para outro e adotando outra marca. Para grandes empresas esse movimento faz prte do jogo e é superável com um movimento contrário. Para médias e pequenas empresas a fuga de médios e pequenos grupos de clientes pode não ser tão suportável e contornável assim.

9) Logo, o que devemos fazer? Entender que o seu produto ou seu serviço está competindo no mercado todos os dias. Aquela ilusão de fidelidade do cliente é cada vez mais ilusória. O consumidor não está casado com a sua empresa. E mesmo se estivesse!

10) Respire fundo novos ares. Pense em inovação. Pesquise mais, aprenda mais. E, se puder, contrate profissionais para ajudá-lo a fazer isso bem feito.

Conheça a agência Ok Ideia.

Ok ideia 25 anos

(12) 3923-2866

atendimento@okideia.com